Camarada Marighella, presente!

Cesar Mangolin

Camaradas

apenas para não passar batido e ainda que atrasado, cabe lembrar aqui que ontem, dia 04 de novembro, completaram-se longos 41 anos do assassinato do líder comunista Carlos Margighella, vítima de uma emboscada armada pelos órgãos da repressão da ditadura militar, na Alameda Casa Branca, altura do número 800, em 1969. Ali onde tombou Marighella existe um pequeno marco para lembrá-lo.

Marighella foi membro do PCB, combativo, preso e torturado na onda repressiva que se seguiu ao levante comunista de 1935, deputado constituinte em 1946, membro do Comitê Central do PCB, do qual saiu para organizar a resistência armada à ditadura militar, quando funda e é o principal dirigente da Ação Libertadra Nacional – ALN.

Escreveu e teorizou sobre a luta armada no período. Em nosso blog há uma cópia digitalizada de seu famoso “manual do guerrilheiro urbano”.

Grande líder revolucionário, merece a lembrança sempre e, mais que isso, seu tempo e sua vida merecem melhor estudo dos que pretendem continuar sua luta a caminho da revolução e do socialismo.

Anúncios

2 comentários sobre “Camarada Marighella, presente!

  1. Excelênte lembrança. Antes tarde do que nunca, Marighella foi um guerrilheiro importantíssimo na luta contra a vergonha chamada “ditadura militar”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s