Agenda 2011 – Tardes Filosóficas

 Camaradas

segue abaixo a agenda de palestras desse ano, promovidas pela Casa da Palavra, em Santo André. A entrada é sempre gratuita e o espaço é bastante interessante: trata-se de um casarão antigo, ao lado da praça da Catedral de Santo André (Praça do Carmo). O ambiente sereno também facilita um bom debate.

Cesar Mangolin

Palestra 1 – O que é isto, a filosofia?

Dia 05/03 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Suze Piza

Ementa: Apresentação da Filosofia como produto cultural que possibilita uma dada leitura de mundo. Colocar-se-á em questão a universalidade da filosofia, bem como sua popularização nas últimas décadas, explicitando as relações entre filosofia e outras áreas do conhecimento.

Palestra 2 – A Tragédia Grega

Dia 19/03 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Luís Fernando Weffort

Ementa: Trata-se de uma reflexão de natureza ensaística acerca do impacto da Tragédia Grega no debate intelectual e político que marcou a vida cultural de Atenas no século V a.C., assim como os seus desdobramentos no pensamento poético e filosófico do ocidente.

Palestra 3 – Vontade de Poder: negar o conhecimento para saber-se melhor

Dia 02/04 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Ricardo Rossetti

Ementa: Abordagem da filosofia de Nietzsche como crítica do conhecimento e caminho para autocompreensão. Explicitação do conceito de vontade de poder como princípio de sabedoria e de realização da vida. Palestra 4 – Dia 30/04 – (sábado) das 14h às 17h Palestrante: Ementa:

Palestra 5 – Cinema e mundo do trabalho. O trabalho na perspectiva do filme O Corte.

Dia 14/05 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Luci Praun

Ementa: Trata-se da reflexão sobre a produção cinematográfica enquanto expressão da realidade social. A abordagem do filme O Corte servirá de ponto de partida para reflexões sobre as mudanças recentes no mundo do trabalho a partir da produção cinematográfica.

Palestra 6 – Ideologia e reprodução: reflexões a partir da obra de Marx e Louis Althusser.

Dia 28/05 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Cesar Mangolin

Ementa: Apresentar um conceito de ideologia e refletir, a partir da obra de Marx e Louis Althusser, sobre o papel e a especificidade da estrutura ideológica na reprodução das relações sociais capitalistas.

Palestra 7 – O ato de filosofar no Brasil

Dia 11/06 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Daniel Pansarelli

Ementa: Será apresentada breve história do desenvolvimento do pensamento filosófico no Brasil, segundo a compreensão de diversos estudiosos do tema. Com destaque, será discutida a base aristotélica do ato de filosofar no Brasil e a ausência, em nossa história filosófica, de uma crise epistemológica ou ontológica que marcaria o início de um filosofar autêntico.

Palestra 8 – Corpo, afetividade e educação

Dia 06/08 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Wesley Dourado

Ementa: Trata-se de pensar, desde a perspectiva fenomenológica, o sentido da afetividade na prática educativa. Considerando as reflexões de Paulo Freire sobre o “querer bem aos educandos” espera-se indicar como a noção de corpo próprio pode colaborar para tratar da afetividade e educação.

Palestra 9 – Educação formal e capitalismo: transformação ou reprodução?

Dia 20/08 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Cesar Mangolin

Ementa: De certa forma, há uma continuidade dos temas discutidos na palestra anterior, embora não seja fundamental a participação na primeira para que se possa compreender esta. O objetivo é refletir sobre o papel da educação formal nas formações sociais capitalistas, através de dados históricos e da utilização de autores críticos da educação, como Louis Althusser, Pierre Bourdieu, Ivan Illich, Baudelot e Establet.

Palestra 10 – A caminho do “trans-humano” ou do “pós-humano”? Considerações filosóficas acerca da Ciência e da Técnica contemporâneas

Dia 03/09 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Hérmiton Oliveira Freitas

Ementa: Trata-se de uma reflexão filosófica a respeito da Ciência e da Técnica contemporâneas, tomando as correntes do pensamento trans-humano e do pós-humano como horizonte; o objetivo é suscitar elementos para a Antropologia Filosófica contemporânea.

Palestra 11 – Para uma ontologia do ser humano: uma reflexão sobre a obra de Clarice Lispector

Dia 17/09 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Suze Piza

Ementa: Trata-se de apresentar a obra de Clarice como referência máxima para se pensar numa ontologia do ser humano nos séc. XX e XXI.

Palestra 12 – Porque a morte não é nada para nós… Vivemos até morrer!

Dia 01/10 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Ricardo Rossetti

Ementa: Abordagem da doutrina moral de Epicuro e do caminho para a felicidade. Apresentação da tese de Paul Ricoeur, segundo a qual “nascemos para viver”, em oposição a afirmação de Heidegger de que “somos seres para a morte”. Desenvolvimento de uma reflexão acerca do sentido da morte para nós, os vivos.

Palestra 13 – Dialogando com Voltaire sobre a (in) tolerância religiosa

Dia 15/10 – (sábado) das 14h às 17h

Palestrante: Hérmiton Oliveira Freitas

Ementa: Trata-se de uma reflexão filosófica a respeito da (in) tolerância religiosa, orientada pelo diálogo com a obra intitulada Tratado sobre a tolerância (1762) de Voltaire

Anúncios

Um comentário sobre “Agenda 2011 – Tardes Filosóficas

  1. Cesar

    Estive na Casa da Palavra no dia 5/3 e não havia sido programado o evento.; O que houve?

    Odair

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s