Artigo sobre o ensino superior no Brasil

Envio, aos que desejarem debater o tema,  no link abaixo um artigo publicado numa revista acadêmica do Paraná sobre a expansão do ensino superior no Brasil.

O texto está também na página em “Textos Mangolin”.

 

http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5099

 

Anúncios

2 comentários sobre “Artigo sobre o ensino superior no Brasil

  1. Boa Professor!
    Gostei muito do artigo.
    Conheço várias pessoas que reproduzem o discurso do mérito, em especial, uma que utiliza constantemente tal discurso para combater ideologias que não sejam capitalistas. Meu pai sofreu para criar e educar seus filhos, diz ela, eu sofri e conclui meus estudos, me dediquei e sou boa no que faço, então mereço mais que aqueles que são “folgados” e não querem nada com nada – a oportunidade é igula para todo mundo… Ela vive dizendo isto.
    Por outro lado, em razão do estágio que realizei em escola de periferia de São Bernardo, pude verificar um quadro muito ruim. De tudo que observei permaneceu uma impressão de que “parece” que não há nada a se fazer nesse caminho da educação formal instituída. É que essa realidade brasileira que você menciona no seu artigo “parece” complicar ainda mais a situação dos discentes (que estão perdidos e desinteressados). Os chefes de família da região em que a escola deles se localiza não passa de mil Reais por mês, isso sem contar as tragédias familiares que são constantes. O problema socioeconômico dessa gente é a grande barreira para qualquer transformação por vias formais (é a impressão que ficou).

  2. Excelente texto Prof. Sou admirador da sociologia, tirei muitas lições das suas aulas na Metodista EAD. Voltantando ao texto, percebi que essa inclusão das classes menos favoridas nas universidades, tanto na aprendizagem, como na questão financeira, não muda em completo o contexto do assunto. Alunos que tiveram um ensino básico de qualidade, isso por razões fincanceira melhor, terão mais propabilidade de cursar uma melhor universidade, ou mesmo um melhor curso, vemos que até mesmo fica bem mais fácil a aprovação de um aluno de uma escola particular credenciada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s