Artigo para entender o sentido da ditadura militar…

Coloco abaixo o link para um artigo (que também está na página “Textos Mangolin deste blog). Trata-se de um texto escrito em parceria com minha irmã e publicado na Revista Crítica do Direito de dezembro de 2015.

O objetivo é possibilitar,  num texto acessível, que qualquer um (que queira!) possa compreender o sentido histórico da ditadura militar (político e econômico). Isso pode ajudar a pensar a nossa conjuntura e não cair nas tolices que temos visto de uma transplantação de conjunturas distintas e também do ressurgimento de velhos e equivocados fantasmas.

Serve para quem “quer” se informar melhor: insistir no “quem quer” tem sido importante nesse momento em que as pessoas têm feito a opção mais fácil pela histeria burra e a emissão de pareceres sobre assuntos sobre os quais são plenamente ignorantes.

Claro que o artigo não pretende dar conta de todo o assunto: a bibliografia final possui indicações fundamentais para quem pretende avançar no tema. Tampouco o artigo está voltado para o relato do processo de luta contra a ditadura e o aparato repressivo: antes, ele pretende apresentar o sentido da ditadura e, com isso, explicar as razões da repressão brutal e do terrorismo de Estado (que tinha como objetivo criar as condições necessárias para a expansão do capital monopolista) e a legítima reação organizada (armada ou não) ao regime de exceção.

Enfim, sugiro humildemente a leitura, com a certeza de que é um texto intelectualmente e cientificamente honesto, fora da histeria coletiva e das perversidades que têm sido divulgadas recentemente.

Meu abraço e segue o link!

https://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/02/barrros-paula-mangolin-de-mangolin-cesar-o-sentido-polc3adtico-e-econc3b4mico-da-ditadura-militar-no-brasil.pdf

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s